quinta-feira, 28 de novembro de 2013

AARUM conclui segundo curso de Educação e Legislação Ambiental



A Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) encerrou, no último sábado (23), as atividades com a segunda turma do curso de Educação e Legislação Ambiental, promovido pela entidade.

A última aula contemplou estudo a campo com visitação à nascente do Riacho Capivara e também ao projeto Cidadania e Flora da Unimed, desenvolvido em Mondaí. Foi a segunda atividade prática realizada pelo grupo, que na semana anterior conheceu o processo de coleta, separação e reciclagem de lixo na Serni Reciclagem Seletiva de Iporã do Oeste.

O segundo curso de Educação e Legislação Ambiental da AARUM foi iniciado no dia 1º de outubro e envolveu ainda seis encontros teóricos, realizados semanalmente, nas terças-feiras à noite. No total, 20 pessoas participaram da capacitação, entre integrantes e futuros membros da entidade. As aulas foram ministradas por profissionais de áreas que envolvem educação e legislação ambiental e os alunos receberão certificado da FAI Faculdades de Itapiranga.

A primeira turma do curso de Educação e Legislação Ambiental da AARUM foi formada no mês de julho deste ano. A capacitação faz parte das novas exigências contidas no estatuto da entidade, reformulado no ano passado. A partir de agora, antes de se associar, os novos integrantes terão que frequentar o curso, para terem noções básicas de assuntos relacionados ao trabalho da ONG e ao meio ambiente.

No próximo ano, a AARUM deve iniciar a terceira turma do curso em Mondaí.

Assessoria de Comunicação AARUM

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Filhote de coruja da espécie suindara é encontrado em Mondaí



Na última quinta-feira (17), a Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) foi acionada para recolher um filhote de coruja da espécie “suindara”, encontrado próximo à Casa da Cultura, no centro do município.
 
A ave não possuía ferimentos, mas foi abrigada pela entidade, que possui autorização da Polícia Militar Ambiental para desempenhar esse tipo de trabalho. No último domingo (20), a ave saiu por conta própria do espaço onde foi colocada até que tivesse condições de voar. Ela foi vista próximo ao local acompanhada de outra ave adulta, que acredita-se se tratar da mãe do filhote. 

Conforme o presidente da AARUM, Roque Imhoff, a entidade vem sendo acionada frequentemente para acolher animais encontrados em situação de risco, o que mostra que os mondaienses estão reconhecendo a importância dos cuidados com esses animais e o próprio trabalho da ONG.
 

A espécie

A Tytonidae (conhecida popularmente por suindara) é uma das duas famílias de aves que inclui diversas espécies de corujas. A outra é a Strigidae. Elas são de tamanho médio para grande, com grandes cabeças no formato característico de "coração".


As suindaras tem larga ocorrência, estando ausentes apenas no extremo norte da América do Norte, da África saariana e de latitudes temperadas nos trópicos. A maioria das 16 espécies de suindaras é pouco conhecida e algumas são raramente vistas ou estudadas. Já a suindara comum é uma das espécies mais conhecidas do mundo. 

As suindaras são principalmente noturnas e não migratórias, vivendo em casais ou solitárias.

(Wikipédia)


VEJA MAIS FOTOS

Texto e foto: Assessoria de Comunicação AARUM

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

AARUM inicia nova turma de curso de Educação e Legislação Ambiental




Primeira aula do curso foi ministrada nesta terça-feira (1º)

A Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) iniciou, na noite desta terça-feira (1º), a segunda edição do curso de Educação e Legislação Ambiental. No total, 25 pessoas participam da capacitação, entre integrantes e futuros membros da entidade.

As aulas serão desenvolvidas semanalmente, nas terças-feiras à noite, entre os meses de outubro e novembro, totalizando mais de 23 horas. Serão seis encontros teóricos e dois com atividades práticas, ministrados por profissionais de áreas que envolvem educação e legislação ambiental. O curso também terá certificação da FAI Faculdades de Itapiranga.

No último mês de julho, a AARUM formou a primeira turma do curso de Educação e Legislação Ambiental, que teve a participação de 20 pessoas. A capacitação faz parte das novas exigências contidas no estatuto da entidade, reformulado no ano passado. A partir de agora, antes de se associar, os novos integrantes terão que frequentar o curso para terem noções básicas de assuntos relacionados ao trabalho da ONG e ao meio ambiente.

A AARUM completou 14 anos de fundação no mês de setembro e conta atualmente com cerca de 50 associados.



Fotos e texto: Assessoria de Comunicação AARUM

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

AARUM comemora 14 anos de fundação com assembleia e confraternização




A Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) completou 14 anos de fundação na última quinta-feira (12). A entidade foi fundada no dia 12 de setembro de 1999, diante da necessidade de preservar o rio Uruguai e a partir dele disseminar a consciência ambiental.

Entre as principais ações realizadas pela AARUM estão campanhas para respeitar o período da Piracema, evitar a poluição do rio Uruguai e para reutilização do óleo de cozinha, além do desenvolvimento do Prêmio Paul Ramminger de Ecologia, envolvendo estudantes, entidades e empresas. Atualmente a entidade ambiental possui aproximadamente 50 associados.

O trabalho da AARUM é desenvolvido voluntariamente e vem ganhando notoriedade. No ano passado a entidade foi reconhecida como sendo de utilidade pública estadual, pela Assembleia Legislativa de SC. Em 2012 também iniciou as tratativas para implantação de um Centro de Educação Ambiental em Mondaí, onde estará localizada a sede da entidade, além de um Posto Avançado da Polícia Ambiental e o projeto Cidadania e Flora. 

Para comemorar os 14 anos completados, a AARUM promoveu, na noite da quinta-feira (12), uma confraternização para os associados e também assembleia geral extraordinária, na sede social do Mondaí Piscina Clube. 

A assembleia teve como objetivo definir questões pontuais da entidade ambiental, entre elas a substituição do secretário Jorge Pressoto, que por questões profissionais não poderá mais exercer a função. Para o cargo foi eleita e empossada Margarete Rögelin. Também na assembleia foi definida a comissão que ficará responsável pela implantação do Centro de Educação Ambiental de Mondaí e oficializada a associação de nove integrantes novos.



Obras do Centro de Educação Ambiental devem iniciar em 2014

A primeira fase das obras para efetivação do Centro de Educação Ambiental de Mondaí deve iniciar nos primeiros meses de 2014, segundo o presidente da Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes, Roque Imhoff.

A etapa inicial envolverá a organização do local e a produção de mudas pelo projeto Cidadania e Flora. Já a construção da infraestrutura deve contemplar uma segunda fase do projeto. A área está localizada às margens da SC 283, na área industrial de Mondaí. A cessão do terreno foi assinada ainda em 2012, quando a entidade também foi beneficiada com recursos de uma ação civil pública na Justiça.

Conforme Roque Imhoff, a AARUM tem prazo até o dia seis de novembro deste ano para apresentar o projeto do centro de educação para o Ministério Público. A comissão formada na assembleia geral será a responsável por este processo. 

Texto e Foto: Assessoria de Comunicação AARUM

Veja mais fotos AQUI


AARUM recebe impressora do Ministério Público



Presidente da AARUM (dir.) recebeu equipamento do promotor de Justiça Alexandre Volpatto


A Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) recebeu uma doação do Ministério Público no início deste mês. O promotor de Mondaí, Alexandre Volpatto, entregou uma impressora ao presidente da entidade, Roque Imhoff, para uso nos trabalhos administrativos. A entrega ocorreu no último dia quatro de setembro, no gabinete da Promotoria de Justiça. 


Texto e Foto: Assessoria de Comunicação AARUM

terça-feira, 3 de setembro de 2013

AARUM convoca associados para assembleia

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Ficam os senhores associados da AARUM – Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí, com fundamento no parágrafo 2º do artigo 18 do estatuto social, convocados para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada em 12 de setembro de 2013, em primeira convocação, as 19 :00 horas, com cinquenta por cento dos sócios presentes, e, em segunda convocação, as 19:30 horas com qualquer numero de associados presentes, na sede social do Mondaí Piscina Clube, sito à Rua Humberto Koeln, nº 587, Bairro Uruguai, nesta cidade de Mondaí (SC), afim de deliberarem a respeito da seguinte ordem do dia:

  1. Referendar que os bens imóveis e móveis que venham a ser adquiridos com valor cedido para o Centro de Educação Ambiental, pela AÇÃO CIVIL PÚBLICA N.º 043.12.000275-5, em caso de dissolução da entidade sejam destinados à outra entidade com fim de proteção ambiental.
  2. Criar equipe para elaboração do projeto de implantação do centro ambiental.
  3. Substituição do Secretário.
  4. Assuntos gerais.



Mondaí – SC, 13 de Agosto de 2013.


ROQUE IMHOFF
                                                                           Presidente

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

AARUM acolhe filhote de Tatu encontrado no interior de Mondaí



Na tarde de terça-feira (27), a Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes Mondaí (AARUM) foi procurada por uma agricultora da comunidade de Linha Uruguai, interior do município, que havia encontrado um filhote de Tatu. 

O animal foi localizado durante a realização de trabalhos com máquina agrícola numa lavoura, sendo que a mãe e outro filhote estavam mortos. O Tatu ficou aos cuidados da AARUM por algumas horas, até ser recolhido pela Polícia Militar Ambiental, que o entregou ao laboratório do curso de Ciências Biológicas da Unoesc São Miguel do Oeste.

Antes da chegada da PMA, o animal foi levado até o colégio Artur Deiss de Mondaí para que as crianças que frequentam a instituição pudessem conhecer e ter contato com o filhote. A espécie de Tatu a que ele pertence não foi identificada. 

O Tatu

O Tatu é um mamífero que possui uma espécie de carapaça (armadura) que cobre e protege seu corpo, nativo do continente americano. Eles vivem em regiões de cerrado, savanas, matas ciliares (próximas aos rios) e florestas com vegetação seca (caatinga, por exemplo). 

A alimentação de um Tatu consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas. Também comem pequenos invertebrados, raízes, alguns vegetais e frutos. 

As espécies de Tatu mais conhecidas são: tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra, tatu bola da caatinga e tatu-peludo (tatu peba). Dependendo da espécie, o animal pode pesar de 2,5 a 6 quilos, em média. O comprimento médio dos adultos é de 40 a 70 cm e a cauda de um tatu pode medir de 30 a 50 cm. 

Os Tatus cavam buracos no solo, usando suas unhas fortes e afiadas, para usarem de moradia, que pode ser habitada por um ou mais animais da mesma espécie. 

Grande parte das espécies possui hábitos noturnos. Ficam na toca durante o dia, saindo à noite a procura de alimento.

(fonte: toda biologia.com)

Fotos e texto: Assessoria de Comunicação AARUM







quarta-feira, 31 de julho de 2013

Curso de educação e legislação ambiental é encerrado com atividade em campo



Segunda aula teórica foi desenvolvida com visitação à nascente do Riacho Capivara e ao viveiro de mudas do Projeto Cidadania e Flora, em Mondaí


O curso de educação e legislação ambiental promovido pela Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) teve a última aula realizada no sábado (27), com atividade prática. Os participantes visitaram a nascente do Riacho Capivara, no interior de Mondaí, e também a sede do projeto Cidadania e Flora da Unimed, onde são produzidas mudas de árvores nativas. 

Foi a segunda atividade prática do grupo, que no último dia 20 de julho também visitou a empresa SERNI Reciclagem Seletiva em Iporã do Oeste, para acompanhar a separação e destinação do lixo recolhido em cinco municípios da região. As aulas práticas tiveram o objetivo de demonstrar questões relacionadas ao meio ambiente, repassadas durante a fase teórica do curso. 

A capacitação em educação e legislação ambiental foi iniciada pela AARUM no dia seis de junho, com a participação de 20 pessoas, entre integrantes e futuros membros da entidade. No total foram seis encontros teóricos, realizados nas quintas-feiras no Colégio Artur Deiss, e duas aulas práticas, que somaram 20 horas.

A capacitação terá certificação da FAI Faculdades de Itapiranga e faz parte das novas exigências do estatuto da associação, reformulado no ano passado. Antes de se associar à entidade, os novos integrantes da AARUM terão que frequentar obrigatoriamente o curso de educação e legislação ambiental.
Esta foi a primeira turma formada, sendo que no mês de outubro uma nova edição do curso deve ser iniciada. 

Veja mais fotos AQUI

Texto e foto: Assessoria de Comunicação AARUM





terça-feira, 23 de julho de 2013

Turma de curso da AARUM visita empresa de reciclagem em Iporã do Oeste



Atividade prática foi realizada na tarde do último sábado (20)



Os participantes do curso de educação e legislação ambiental, promovido pela Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM), visitaram na tarde do último sábado (20), as instalações da SERNI Reciclagem Seletiva em Iporã do Oeste. 

A empresa iporãoestina é responsável pela coleta seletiva de lixo de cinco municípios da região: Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Santa Helena. Além disso, a SERNI também desempenha o trabalho de separação e destinação do lixo reciclável e mantém um aterro sanitário para tratamento dos resíduos orgânicos. 

Na visita, os participantes do curso da AARUM puderam conhecer o funcionamento do sistema de reciclagem e tratamento do lixo, por meio de explicações proferidas pelo proprietário da empresa, Sérgio Mallmann. 

A atividade representou a primeira aula prática do curso de educação e legislação ambiental, iniciado no mês de junho em Mondaí. Um total de seis encontros teóricos foi realizado, semanalmente, nas dependências do Colégio Artur Deiss. Neste sábado, dia 27 de julho, o curso será encerrado com atividade prática de visitação a nascente do Riacho Capivara de Mondaí. 

Vinte pessoas participam da capacitação, entre novos associados e já integrantes da AARUM. O curso faz parte das novas exigências contidas no estatuto da entidade, reformulado no ano passado. A partir de agora, antes de se associar, os novos integrantes terão que frequentar as aulas de educação e legislação ambiental.



Cinco municípios da região produzem cerca de 600 ton de lixo por mês

Conforme dados apresentados pelo proprietário da empresa SERNI Reciclagem Seletiva de Iporã do Oeste, Sérgio Mallmann, mensalmente a empresa recolhe cerca de 600 toneladas de resíduos, nos cinco municípios em que desempenha a coleta seletiva (Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Santa Helena). 

Somente do município de Iporã do Oeste, são 150 toneladas de lixo a cada mês. Ainda segundo Mallmann, 80% do volume de resíduos que chega à empresa corresponde ao lixo reciclável e 20% ao lixo orgânico. Os materiais recicláveis são separados e destinados a diversas empresas para o reaproveitamento. Já a matéria orgânica segue para o aterro sanitário da empresa, onde é tratado. 

Conforme a estimativa da empresa, cada habitante dos cinco municípios da região, onde é feita a coleta seletiva, gera em média 700 gramas de
lixo a cada dia. 

A SERNI Reciclagem Seletiva atua há 13 anos no mercado e conta atualmente com 38 funcionários.


Para ver mais fotos da visita clique AQUI


Texto e foto: Assessoria de Comunicação AARUM

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Campanha já recolheu mais de 2 mil litros de óleo de cozinha neste ano em Mondaí



Quantia já chega próximo ao total recolhido em todo o ano passado

A campanha de recolha de óleo de cozinha, desenvolvida em Mondaí pela Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes (AARUM) e Grupo Escoteiro Yucumã, recolheu 2.251 litros do resíduo nos primeiros quatro meses de 2013. O número chega próximo ao total recolhido em todo o ano passado (2.490 litros). Somente no último mês de maio, foram coletados 454 litros de óleo, nos pontos de recolha distribuídos em diversos pontos de Mondaí. 

O óleo recolhido é enviado á empresa Bauzil Indústria de Sabão e Derivados Químicos de Iporã do Oeste, que utiliza o resíduo na fabricação de sabão em barra. 

A campanha é desenvolvida de forma contínua no município, desde 2010, sendo que os pontos de coleta estão localizados na Sorveteria Multi Sabor, Mercado Bela Vista, Padaria Real, Bar do Sandri e Delegacia de Polícia. Como incentivo, a cada quatro litros de óleo de cozinha entregues, a pessoa recebe uma barra de sabão. 

No ano passado, a AARUM e o grupo Escoteiro de Mondaí foram os responsáveis por 30% do total de óleo recolhido pela empresa de Iporã do Oeste, em 37 municípios de Santa Catarina e do Paraná, com  2.490 litros do resíduo. 



sexta-feira, 7 de junho de 2013

AARUM inicia curso de Educação e Legislação Ambiental



A Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) realizou na noite de quinta-feira (06), a primeira aula do curso de educação e legislação ambiental, nas dependências do colégio Artur Deiss. 

No total, 20 pessoas participam da capacitação, entre integrantes e futuros membros da entidade. As aulas serão desenvolvidas semanalmente, nas quintas-feiras à noite, entre os meses de julho e julho, e totalizarão 20 horas.

Serão seis encontros teóricos e dois com atividades práticas, ministrados por profissionais de áreas que envolvem a educação e legislação ambiental. O curso também terá certificação da FAI Faculdades de Itapiranga. 

Conforme o presidente da AARUM, Roque Imhoff, a capacitação iniciada nesta quinta-feira faz parte das novas exigências contidas no estatuto da entidade, reformulado no ano passado. Imhoff explicou que a partir de agora, antes de se associar, os novos integrantes terão que frequentar o curso. 

Nesta primeira turma, 10 participantes são futuros associados e outros 10 integrantes já fazem parte da AARUM. Uma nova turma está prevista para ser formada no mês de outubro deste ano.



Fonte. Assessoria de Imprensa AARUM
Fotos: Matheus Gustavo Imhoff





















terça-feira, 21 de maio de 2013

Cultura e consciência ambiental numa noite de grandes talentos



Artistas locais e regionais encantaram o público no 3º Ambiente Cultural


A noite fria da última sexta-feira (17) foi de muita música e consciência ambiental em Mondaí. O 3º Ambiente Cultural, promovido pela Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes (AARUM), na sede do Clube Ipanema, reuniu grande público e também grandes talentos. Aproximadamente 100 artistas se apresentaram, levando cultura e mensagens sobre a importância de se preservar o meio ambiente. 

A programação iniciou com apresentações de músicos e cantores do município: Setor de Cultura de Mondaí, crianças da Terra Nova Sociedade Beneficente, Cláudia Queiroz, Universo ao Lado, Confraria do Rock, Rui Rocha e Amigos. Por fim o público pode acompanhar as atrações mais esperadas da noite, a dupla de cantores mirins André e Gustavo, de Iraceminha, e a Orquestra de Violões Itapiranga. 

A dupla de pequenos cantores apresentou músicas tradicionais italianas, sertaneja raiz e ainda gauchesca, encantando os espectadores. Já os cerca de 45 componentes da Orquestra de Violões apresentaram canções que foram do erudita ao popular, arrancando fortes aplausos da plateia. 

A diversidade musical foi uma das marcas do evento. Rock, sertanejo, rap, reggae, nativista, popular e erudita foram alguns dos estilos apresentados pelos artistas. No entanto, todos trouxeram mensagens relacionadas à preservação ambiental em suas canções. 

Além das atrações artísticas, ainda foram oferecidos serviços de Copa e Cozinha, desempenhados pelo Lions Clube, Moto Grupo Ih...Legais e Chile Futsal de Mondaí. O público presente também foi agraciado com mudas de "Espinheira Santa", plantas cultivadas pelo projeto Cidadania e Flora da Unimed e que fizeram parte da ornamentação das mesas. 

O Ambiente Cultural é um evento beneficente promovido pela AARUM desde 2011. Todos os recursos obtidos são destinados a projetos de educação ambiental, desenvolvidos pela entidade.


Texto e fotos: Assessoria de Imprensa AARUM