sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Filhotes de "mão-pelada" acolhidos

Morador acolheu os filhotes até a chegada da AARUM
A AARUM foi procurada nesta quarta-feira (13/02) por um morador de linha Sanga Forte, interior de Mondaí. O morador informou que dois filhotes de "mão-pelada" haviam ficado órfãos e estavam sob seus cuidados. O presidente da AARUM, Roque Imhoff, acompanhado pelo tesoureiro da entidade, Vitor Spaniol, se deslocaram até a comunidade e recolheram os animais.

Eles foram alimentados e encaminhados para o Laboratório de Biologia da Unoesc, onde serão tratados e posteriormente soltos em seu habitat natural.

A espécie

Filhotes foram alimentados
O "mão-pelada" (Procyon cancrivorus) é um mamífero carnívoro. Também conhecido como Guaxinim este animal se alimenta de insetos, pequenos mamíferos e moluscos. Quando adulto mede cerca de 60cm. Ele é facilmente encontrado da Costa Rica ao Uruguai. O nome "mão-pelada" surgiu justamente pela característica física de não ter pelos nas mãos. Outra curiosidade é que possui 5 "dedos" nas patas dianteiras e traseiras, uma semelhança com primatas. É comum ver o animal se levantar e manipular seus alimentos com as patas dianteiras, um gesto muito semelhante aos macacos.

Velho conhecido

O presidente da AARUM, Roque Imhoff afirma que é a segunda vez que a entidade recebe um exemplar da espécie. Em 2012 a entidade já havia auxiliado na recuperação de um "mão-pelada" adulto, que foi tratado e depois devolvido para a natureza. 

Quando adulto animal mede 60cm
-Por ser um animal semelhante ao macaco e muito dócil não não raramente encontramos "mão-peladas" vivendo próximo as residências, sendo alimentados por moradores e até domesticados, afirma Imhoff.

A AARUM alerta que a criação sem autorização de animais silvestres é crime e, em casos como este a entidade ou a Polícia Ambiental pode ser procurada.