quarta-feira, 31 de julho de 2013

Curso de educação e legislação ambiental é encerrado com atividade em campo



Segunda aula teórica foi desenvolvida com visitação à nascente do Riacho Capivara e ao viveiro de mudas do Projeto Cidadania e Flora, em Mondaí


O curso de educação e legislação ambiental promovido pela Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) teve a última aula realizada no sábado (27), com atividade prática. Os participantes visitaram a nascente do Riacho Capivara, no interior de Mondaí, e também a sede do projeto Cidadania e Flora da Unimed, onde são produzidas mudas de árvores nativas. 

Foi a segunda atividade prática do grupo, que no último dia 20 de julho também visitou a empresa SERNI Reciclagem Seletiva em Iporã do Oeste, para acompanhar a separação e destinação do lixo recolhido em cinco municípios da região. As aulas práticas tiveram o objetivo de demonstrar questões relacionadas ao meio ambiente, repassadas durante a fase teórica do curso. 

A capacitação em educação e legislação ambiental foi iniciada pela AARUM no dia seis de junho, com a participação de 20 pessoas, entre integrantes e futuros membros da entidade. No total foram seis encontros teóricos, realizados nas quintas-feiras no Colégio Artur Deiss, e duas aulas práticas, que somaram 20 horas.

A capacitação terá certificação da FAI Faculdades de Itapiranga e faz parte das novas exigências do estatuto da associação, reformulado no ano passado. Antes de se associar à entidade, os novos integrantes da AARUM terão que frequentar obrigatoriamente o curso de educação e legislação ambiental.
Esta foi a primeira turma formada, sendo que no mês de outubro uma nova edição do curso deve ser iniciada. 

Veja mais fotos AQUI

Texto e foto: Assessoria de Comunicação AARUM





terça-feira, 23 de julho de 2013

Turma de curso da AARUM visita empresa de reciclagem em Iporã do Oeste



Atividade prática foi realizada na tarde do último sábado (20)



Os participantes do curso de educação e legislação ambiental, promovido pela Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM), visitaram na tarde do último sábado (20), as instalações da SERNI Reciclagem Seletiva em Iporã do Oeste. 

A empresa iporãoestina é responsável pela coleta seletiva de lixo de cinco municípios da região: Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Santa Helena. Além disso, a SERNI também desempenha o trabalho de separação e destinação do lixo reciclável e mantém um aterro sanitário para tratamento dos resíduos orgânicos. 

Na visita, os participantes do curso da AARUM puderam conhecer o funcionamento do sistema de reciclagem e tratamento do lixo, por meio de explicações proferidas pelo proprietário da empresa, Sérgio Mallmann. 

A atividade representou a primeira aula prática do curso de educação e legislação ambiental, iniciado no mês de junho em Mondaí. Um total de seis encontros teóricos foi realizado, semanalmente, nas dependências do Colégio Artur Deiss. Neste sábado, dia 27 de julho, o curso será encerrado com atividade prática de visitação a nascente do Riacho Capivara de Mondaí. 

Vinte pessoas participam da capacitação, entre novos associados e já integrantes da AARUM. O curso faz parte das novas exigências contidas no estatuto da entidade, reformulado no ano passado. A partir de agora, antes de se associar, os novos integrantes terão que frequentar as aulas de educação e legislação ambiental.



Cinco municípios da região produzem cerca de 600 ton de lixo por mês

Conforme dados apresentados pelo proprietário da empresa SERNI Reciclagem Seletiva de Iporã do Oeste, Sérgio Mallmann, mensalmente a empresa recolhe cerca de 600 toneladas de resíduos, nos cinco municípios em que desempenha a coleta seletiva (Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Santa Helena). 

Somente do município de Iporã do Oeste, são 150 toneladas de lixo a cada mês. Ainda segundo Mallmann, 80% do volume de resíduos que chega à empresa corresponde ao lixo reciclável e 20% ao lixo orgânico. Os materiais recicláveis são separados e destinados a diversas empresas para o reaproveitamento. Já a matéria orgânica segue para o aterro sanitário da empresa, onde é tratado. 

Conforme a estimativa da empresa, cada habitante dos cinco municípios da região, onde é feita a coleta seletiva, gera em média 700 gramas de
lixo a cada dia. 

A SERNI Reciclagem Seletiva atua há 13 anos no mercado e conta atualmente com 38 funcionários.


Para ver mais fotos da visita clique AQUI


Texto e foto: Assessoria de Comunicação AARUM