terça-feira, 22 de outubro de 2013

Filhote de coruja da espécie suindara é encontrado em Mondaí



Na última quinta-feira (17), a Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) foi acionada para recolher um filhote de coruja da espécie “suindara”, encontrado próximo à Casa da Cultura, no centro do município.
 
A ave não possuía ferimentos, mas foi abrigada pela entidade, que possui autorização da Polícia Militar Ambiental para desempenhar esse tipo de trabalho. No último domingo (20), a ave saiu por conta própria do espaço onde foi colocada até que tivesse condições de voar. Ela foi vista próximo ao local acompanhada de outra ave adulta, que acredita-se se tratar da mãe do filhote. 

Conforme o presidente da AARUM, Roque Imhoff, a entidade vem sendo acionada frequentemente para acolher animais encontrados em situação de risco, o que mostra que os mondaienses estão reconhecendo a importância dos cuidados com esses animais e o próprio trabalho da ONG.
 

A espécie

A Tytonidae (conhecida popularmente por suindara) é uma das duas famílias de aves que inclui diversas espécies de corujas. A outra é a Strigidae. Elas são de tamanho médio para grande, com grandes cabeças no formato característico de "coração".


As suindaras tem larga ocorrência, estando ausentes apenas no extremo norte da América do Norte, da África saariana e de latitudes temperadas nos trópicos. A maioria das 16 espécies de suindaras é pouco conhecida e algumas são raramente vistas ou estudadas. Já a suindara comum é uma das espécies mais conhecidas do mundo. 

As suindaras são principalmente noturnas e não migratórias, vivendo em casais ou solitárias.

(Wikipédia)


VEJA MAIS FOTOS

Texto e foto: Assessoria de Comunicação AARUM

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

AARUM inicia nova turma de curso de Educação e Legislação Ambiental




Primeira aula do curso foi ministrada nesta terça-feira (1º)

A Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) iniciou, na noite desta terça-feira (1º), a segunda edição do curso de Educação e Legislação Ambiental. No total, 25 pessoas participam da capacitação, entre integrantes e futuros membros da entidade.

As aulas serão desenvolvidas semanalmente, nas terças-feiras à noite, entre os meses de outubro e novembro, totalizando mais de 23 horas. Serão seis encontros teóricos e dois com atividades práticas, ministrados por profissionais de áreas que envolvem educação e legislação ambiental. O curso também terá certificação da FAI Faculdades de Itapiranga.

No último mês de julho, a AARUM formou a primeira turma do curso de Educação e Legislação Ambiental, que teve a participação de 20 pessoas. A capacitação faz parte das novas exigências contidas no estatuto da entidade, reformulado no ano passado. A partir de agora, antes de se associar, os novos integrantes terão que frequentar o curso para terem noções básicas de assuntos relacionados ao trabalho da ONG e ao meio ambiente.

A AARUM completou 14 anos de fundação no mês de setembro e conta atualmente com cerca de 50 associados.



Fotos e texto: Assessoria de Comunicação AARUM