Na última quinta-feira (17), a Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) foi acionada para recolher um filhote de coruja da espécie “suindara”, encontrado próximo à Casa da Cultura, no centro do município.
A ave não possuía ferimentos, mas foi abrigada pela entidade, que possui autorização da Polícia Militar Ambiental para desempenhar esse tipo de trabalho. No último domingo (20), a ave saiu por conta própria do espaço onde foi colocada até que tivesse condições de voar. Ela foi vista próximo ao local acompanhada de outra ave adulta, que acredita-se se tratar da mãe do filhote.
Conforme o presidente da AARUM, Roque Imhoff, a entidade vem sendo acionada frequentemente para acolher animais encontrados em situação de risco, o que mostra que os mondaienses estão reconhecendo a importância dos cuidados com esses animais e o próprio trabalho da ONG.
A espécie
As suindaras tem larga ocorrência, estando ausentes apenas no extremo norte da América do Norte, da África saariana e de latitudes temperadas nos trópicos. A maioria das 16 espécies de suindaras é pouco conhecida e algumas são raramente vistas ou estudadas. Já a suindara comum é uma das espécies mais conhecidas do mundo.
As suindaras são principalmente noturnas e não migratórias, vivendo em casais ou solitárias.
(Wikipédia)