terça-feira, 28 de abril de 2015

AARUM vai implantar Centro de Educação Ambiental


Foto: Arquivo Rádio Porto Feliz
A AARUM vai implantar, a partir deste ano, um Centro de Educação Ambiental. 

De acordo com o presidente da Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí, Matheus Gustavo Imhoff, uma das metas da ONG, esse ano, é a implantação do Centro de Educação Ambiental. 

Ele abrigará a sede da AARUM, o projeto Cidadania e Flora, além de um Posto Avançado da Polícia Militar Ambiental do batalhão de SMOeste. 

O centro será instalado na área industrial de Mondaí, na antiga piscicultura, área doada em convênio pelo município. 

O local possui pouco mais de 4 hectares, sendo 6 mil metros de área de preservação permanente em volta de um riacho que passa pelo local. 

A área ainda possui 1 açude com mais de 1 hectare de terra. Esse terreno foi fruto de um acordo judicial, onde uma empresa de Mondaí foi penalizada por crime ambiental. 

Foi feito um acordo entre a prefeitura e a empresa para que a pena fosse convertida em recursos e uma área de terras. 

Nesse sentido a AARUM foi beneficiada para que seja desenvolvido um projeto de educação ambiental e recuperação do dano causado pela empresa ao meio ambiente. 

O projeto da AARUM é complexo e deve ser posto em prática ainda esse ano. As primeiras ações a curto prazo são cercar,  sinalizar, limpar e demarcar a área, bem como tampar os tanques inativos do local, construir um quiosque para os trabalhos e a produção de peixes no açude maior. 

Já há cerca de 200 mil reais aplicados em juízo em uma conta, o que não deve ser suficiente. Outros convênios já estão sendo buscados pela ONG. 


Fonte: Assessoria de Imprensa

Startup vai usar drones para semear 1 bilhão de árvores por ano e reflorestar o planeta

O drone lança do ar casulos com sementes pré-germinadas / Divulgação

Corte de madeira, mineração, agropecuária e a cada vez maior expansão dos centros urbanos em direção às florestas são responsáveis por levar ao chão aproximadamente 26 bilhões de árvores por ano.

Para reverter este cenário de destruição, o americano Lauren Fletcher sonha em fazer um replantio em escala industrial: semear 1 bilhão de árvores por ano usando drones. “Há anos eu e meu time estudamos as mudanças climáticas. Com esta tecnologia, acreditamos que poderemos mudar o mundo”, afirma o visionário.

Fletcher, engenheiro que trabalhou durante 20 anos na Agência Aeroespacial Americana (Nasa), é o CEO da BioCarbon Engineering, sediada em Oxford, na Inglaterra. A startup desenvolveu um projeto que utiliza a tecnologia dos drones para mapear, plantar e monitorar o crescimento das mudas.

No ar, os drones farão o mapeamento preciso das áreas que precisam ser replantadas, gerando imagens em alta resolução e mapas em 3D. Em seguida, o equipamento será usado para o plantio de sementes germinadas, que tem índice de absorção na terra muito mais alto quando comparado a técnicas que fazem dispersão aérea de sementes secas.

O sistema é bastante sofisticado. Os drones descem a dois ou três metros acima do solo e lançam uma espécie de casulo, que contem sementes pré-germinadas, cobertas por um hidrogel com nutrientes. O veículo aéreo tem capacidade para plantar dez sementes por minuto. Fletcher acredita que será possível plantar 36 mil mudas de árvores por dia.

A técnica de agricultura de precisão garantirá o replantio em larga escala. Segundo a BioCarbon Engineering, o plantio manual é caro e lento e o que espalha sementes secas apresenta baixo índice de germinação.

Numa última etapa, os drones servirão para monitorar as áreas que foram replantadas. Esta informação ajudará a fornecer avaliações da saúde do ecossistema ao longo do tempo.

No ano passado, o projeto da BioCarbon Engineering recebeu um prêmio da Skoll Foundation, fundação americana que investe na inovação e empreendedorismo social. Mais recentemente, ficou com o terceiro lugar na competição Drones for Good, nos Emirados Árabes Unidos.

A intenção do engenheiro americano é que até o meio do ano os drones já estejam no ar, semeando novas florestas pelo planeta. Que bons ventos os levem!

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Empresa realiza coleta de óleo em campanha desenvolvida pela AARUM

Foto: Valdenir Cíceri / Rádio Porto Feliz
A campanha desenvolvida pela Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes (AARUM) e Grupo Escoteiro Yucumã de Mondaí coletou, nesta quarta-feira (15), 780 litros de óleo de cozinha usado para a reciclagem.
A recolha foi feita no Restaurante e Sorveteria Multi Sabor em Mondaí.
O produto é utilizado por uma indústria, com sede no Paraná, para a produção de sabão.
Essa entrega será realizada agora todo mês devido ao acúmulo de óleo.
Ele precisa ser entregue pela população em garrafas pet para que facilite o transporte e evite acidentes.
A campanha de recolha de óleo de cozinha é desenvolvida de forma contínua, em Mondaí, desde o ano 2010.
Os pontos de coleta estão localizados na Sorveteria Multi Sabor, Mercado Bela Vista, Padaria Real, Bar do Sandri e Delegacia de Polícia.
Como incentivo, a cada quatro litros de óleo de cozinha entregue, a pessoa recebe uma barra de sabão.

Fonte: Assessoria de Imprensa AARUM

segunda-feira, 6 de abril de 2015

AARUM participa de trabalho voltado a água nas escolas de Mondaí

Foto: Rádio Porto Feliz

No dia 22 de março foi lembrado o Dia Mundial da Água.

Um trabalho diferenciado ocorreu nos dias 25 e 26 de março na rede estadual e municipal de ensino envolvendo a secretaria de educação, Epagri, Fai Faculdades e AARUM.

Dentre as atividades que foram desenvolvidas estavam palestras de conscientização da importância da preservação da água com os alunos.

O diretor de Meio Ambiente da AARUM, Norvalino Engel, foi um dos palestrantes que tratou no tema nas escolas de Mondaí.

De acordo com ele, dois terços da água potável hoje é desperdiçada. Anualmente morrem 9.300 pessoas por falta de água potável nos países em desenvolvimento, que não tem acesso a esse bem.

Em sua maioria, são crianças menores de cinco anos, que morrem por doenças causadas pelo consumo de água imprópria.

No Brasil, a região Sudeste também sofre atualmente com a falta de água, más condições de armazenamento e problemas de ordem ambiental a exemplo dos alagamentos.

Algumas políticas públicas para reverter essas questões têm sido tomadas, e uma delas é o armazenamento da água da chuva.

Vários municípios incentivam a construção de cisternas.


Fonte: Rádio Porto Feliz

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

​Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí entrega barco

Foto: Arquivo AARUM

A Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí, AARUM, fez em janeiro, a entrega do barco a ganhadora do sorteio promovido em dezembro .

O sorteio da rifa foi através do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal.

A ganhadora do barco Karib 500, motor Yamaha de 25 Hp e com carreta EVM, foi Mariana Milan, de Chapecó.

O conjunto sorteado é avaliado em mais de 20 mil reais.

A entrega do barco aconteceu na última quarta-feira dia 31 de dezembro.

Conforme o presidente da AARUM, Matheus Gustavo Imhoff, os recursos arrecadados com a ação serão destinados para a construção do Centro de Educação Ambiental.


Fonte: Rádio Porto Feliz

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

​Nova diretoria da AARUM toma posse em Mondaí

Foto: Arquivo AARUM
No dia 12 de janeiro, foi realizada na Sede da Piscina Clube uma reunião com os sócios da Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí, com objetivo de empossar a nova diretoria da entidade, eleita em novembro.

Foi empossado o presidente eleito para a gestão de 2015/2016, Matheus Gustavo Imhoff e o vice Rui da Rocha.

Para o cargo de secretária foi eleita Margarete Rögelin tendo como vice-secretário Udo Gdanietz.

O novo tesoureiro da AARUM será Eliseu Bohn e o vice é Jairo Jorge Kich.

Ainda foram eleitos cargos de diretores da associação.

A diretoria de meio ambiente será assumida por Norvalino João Engel, de eventos José Schuh, de patrimônio Roque Imhoff, diretor jurídico Jair Dal Ri e o diretor de relações públicas Sérgio Ammes.

O conselho fiscal efetivo será composto por Vitor Spaniol, Ingo Gdanietz e Militão Knapp.

Como suplentes foram eleitos Antoninho Lorenzatto, Enio Bohn e Nelsinho Pinno.

Na posse o presidente falou sobre a organização das atividades e sugeriu a elaboração de um calendário de reuniões e atividades.

Ficou definido ainda que, a partir de março, a reunião da diretoria da AARUM será na primeira quinta-feira de cada mês. As reuniões com todos os associados serão realizadas três vezes por ano.

Segundo o novo presidente, existe a necessidade de se formar grupos de trabalhos para envolver mais os associados nas atividades.

A próxima meta da ONG será a implantação do Centro de Educação Ambiental, que abrigará a sede da AARUM, o projeto Cidadania e Flora, além de um Posto Avançado da Polícia Militar Ambiental.


Fonte: Assessoria de Imprensa AARUM

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

AARUM é homenageada em sessão solene da Assembleia Legislativa de SC


Além da ONG ambiental, outras duas entidades de Mondaí foram homenageadas.




No último mês de dezembro, a Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em sessão solene realizada no auditório do Colégio Jesus Maria José, em São Miguel do Oeste. 

Na ocasião foram homenageadas empresas, entidades e organizações que produzem e atuam em defesa de causas sociais e ambientais, de toda região Oeste e Extremo-Oeste.

Conforme o deputado estadual Pedro Baldissera, proponente da solenidade, o objetivo do evento foi reconhecer quem produz e trabalha, lutando por avanços sociais e no meio ambiente. 

Além da AARUM, também receberam a honraria, a Terra Nova Sociedade Beneficente e a Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroindustrial de Mondaí (COAFAMO). As entidades mondaienses foram homenageadas por indicação do vereador Elizeu Johner (PT).