Foto: Arquivo Rádio Porto Feliz |
A AARUM vai implantar, a partir deste ano, um Centro de Educação Ambiental.
De acordo com o presidente da Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí, Matheus Gustavo Imhoff, uma das metas da ONG, esse ano, é a implantação do Centro de Educação Ambiental.
Ele abrigará a sede da AARUM, o projeto Cidadania e Flora, além de um Posto Avançado da Polícia Militar Ambiental do batalhão de SMOeste.
O centro será instalado na área industrial de Mondaí, na antiga piscicultura, área doada em convênio pelo município.
O local possui pouco mais de 4 hectares, sendo 6 mil metros de área de preservação permanente em volta de um riacho que passa pelo local.
A área ainda possui 1 açude com mais de 1 hectare de terra. Esse terreno foi fruto de um acordo judicial, onde uma empresa de Mondaí foi penalizada por crime ambiental.
Foi feito um acordo entre a prefeitura e a empresa para que a pena fosse convertida em recursos e uma área de terras.
Nesse sentido a AARUM foi beneficiada para que seja desenvolvido um projeto de educação ambiental e recuperação do dano causado pela empresa ao meio ambiente.
O projeto da AARUM é complexo e deve ser posto em prática ainda esse ano. As primeiras ações a curto prazo são cercar, sinalizar, limpar e demarcar a área, bem como tampar os tanques inativos do local, construir um quiosque para os trabalhos e a produção de peixes no açude maior.
Já há cerca de 200 mil reais aplicados em juízo em uma conta, o que não deve ser suficiente. Outros convênios já estão sendo buscados pela ONG.
Fonte: Assessoria de Imprensa