quinta-feira, 30 de agosto de 2012

AARUM desenvolve Prêmio Paul Ramminger de Ecologia 2012


Alunos e iniciativas de preservação do meio ambiente serão premiados

A AARUM, Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí, retomou neste ano a realização do Prêmio Paul Ramminger de Ecologia, que não era realizado pela entidade desde o ano de 2007. A iniciativa tem como objetivo estimular, destacar e premiar um aluno de cada sala de aula de 5ª e 6ª série do ensino fundamental do município, e também uma pessoa, empresa ou entidade que tenha realizado projeto, ações ou atividades com resultado em benefício da conservação da natureza. 

Na última semana, a entidade entregou mudas de árvores nativas da região, para alunos de 5ª e 6ª séries de cinco escolas de Mondaí, localizadas na sede e também no interior do município. As mudas foram doadas pelo projeto Cidadania e Flora, da Unimed, que mantém um viveiro em Mondaí. Também foram entregues formulários para que esses alunos elaborem textos com o tema “Meio Ambiente”, sendo que a melhor redação de cada turma será premiada. 

Os textos serão recolhidos no final do mês de setembro e avaliados por uma comissão. Já as empresas, instituições, entidades e pessoas que desenvolvem algum projeto ambiental podem ser inscrever para participar do prêmio Paul Ramminger até o dia 30 de setembro. 

Os alunos que tiverem a redação selecionada como a melhor de sua turma receberá um certificado e medalha de Distinção Ambiental e uma camiseta alusiva ao prêmio. Já a instituição ou empresa que for escolhida como destaque ambiental receberá certificado e troféu Destaque Ecológico. A solenidade de premiação deve ser realizada pela AARUM no mês de outubro deste ano.


Assessoria de Comunicação AARUM

Deputado federal participa de reunião da AARUM em Mondaí


Projeto para obtenção de recursos foi apresentado ao deputado Celso Maldaner 

A AARUM, Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí, realizou encontro na manhã desta quinta-feira (30), com o objetivo apresentar um projeto solicitando recursos para investimentos em infraestrutura e equipamentos para manutenção da área onde será a sede da entidade e o Centro Regional de Educação Ambiental, nas proximidades do Parque Industrial de Mondaí.

No encontro esteve presente o deputado federal Celso Maldaner, que se manifestou favorável ao projeto ambiental a ser implantado pela AARUM em Mondaí. O parlamentar também informou que se empenhará na busca de recursos federais e estaduais para os investimentos necessários no local. 

O espaço abrigará além da sede da entidade, o projeto Cidadania e Flora e um posto avançado da Polícia Militar Ambiental. O local será utilizado para o desenvolvimento de diversas atividades ambientais, com crianças e jovens de Mondaí e de toda a região.





Assessoria de Comunicação AARUM

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto da AARUM e Escoteiros de Mondaí recolhe 400 litros de óleo em 60 dias



A campanha de recolha de óleo de cozinha desenvolvida pela AARUM, Associação dos Amigos do Rio Uruguai e Afluentes, e Grupo Escoteiro Yucumã de Mondaí contabilizou 400 litros do resíduo nos últimos meses de junho e julho. Desde o início da campanha, em fevereiro de 2010, já foram coletados mais de 3.340 litros de óleo de cozinha usado.

Todo o óleo recolhido é destinado a Bauzil Indústria de Sabão e Derivados Químicos de Iporã do Oeste, onde é reutilizado na fabricação de sabão. Os pontos de coleta do resíduo, em Mondaí, são a Sorveteria Multisabor e a sede dos Escoteiros.

No último dia 10 de agosto, o projeto ambiental de recolha de óleo de cozinha, desenvolvido pelas duas entidades, foi tema de uma reportagem realizada pela emissora de televisão RIC Record de Chapecó, que esteve em Mondaí. A reportagem fará parte de uma série sobre meio ambiente, que será veiculada em breve.


FIQUE LIGADO - Não descarte o óleo de cozinha no solo ou no ralo da pia, pois ele é extremamente poluente! Armazene em uma garrafa Pet e leve até um dos pontos de recolha disponibilizados.  

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cuidados especiais


Foto: Matheus Gustavo
Este Tucano é um dos animais que está recebendo cuidados especiais. A ave foi localizada com alguns ferimentos e entregue ao presidente da AARUM, Roque Imhoff. 

Embora externamente o animal não apresente mais nenhum ferimento, ele ainda não consegue voar e se manter em pé. De acordo com o presidente da AARUM é comum as pessoas recolherem animais silvestres feridos e entregarem aos cuidados da entidade:

Instalações adaptadas para recuperação da ave
-Recebemos animais de várias espécies. Desde aves, repteis, roedores e outros. Boa parte conseguimos medicar e reabilitar, mas muitos caso é necessária a intervenção de profissionais da área, o que acarreta na transferência para a sede da Polícia Ambiental, salienta Imhoff.

Conforme o presidente, em um futuro breve a entidade terá um espaço adequado para receber, tratar e encaminhar animais que necessitem de tratamento:
Presidente da AARUM - Roque Imhoff

-Hoje tratamos destes animais de uma forma caseira, com conhecimento adquirido na prática, mas, em breve, teremos condições para instalar um local adequado para este tipo de tratamento, aliado ao conhecimento técnico de profissionais da área, finaliza Imhoff.


Zelar pela natureza

Nós da AARUM temos uma ideia clara sobre os recursos ambientais e seu uso. Sabemos que é preciso utilizar-se deles para garantir nossa subsistência, porém, acreditamos que o consumo sustentável é sim o melhor caminho. A palavra é harmonia.

Abaixo um "clique" do nosso majestoso Rio Uruguai, em Mondaí-SC.
Foto: Matheus Gustavo Imhoff